quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Teatro Grego: Tragédia e Comédia

Teatro Grego: Tragédia e Comédia

Tragédia: As tragédias eram histórias dramáticas, e mostravam homens que, por não aceitarem a vontade Divina, acabavam em maus bocados. Apresentava como principais características o terror e a piedade que despertava no público. Para os autores clássicos, era o mais nobre dos gêneros literários.

Era constituída por cinco atos e, além dos atores, intervinha o coro, que manifestava a voz do bom senso, da harmonia, da moderação, face à exaltação dos protagonistas. Os atores obrigatoriamente usavam máscaras, e figurinos muito coloridos e ricos contrastando com a vida cotidiana. As mulheres não participavam das apresentações teatrais. Os papéis femininos eram representados pelos homens, daí a necessidade maior ainda de máscaras.

Diferentemente do drama, na tragédia o herói sofre sem culpa. Ele teve o destino traçado e seu sofrimento é irrefutável.

Comédia: As comédias eram histórias engraçadas chamadas sátiras, que são gozações da vida. Na Grécia havia dois tipos de procissão, numa, os jovens saiam às ruas, fantasiados de animais, batendo de porta em porta pedindo prendas, brincando com os habitantes da cidade. No segundo tipo, era celebrada a fertilidade da natureza.

Apesar de também ser representada nas festas dionisíacas, a comédia era considerada um gênero literário menor. É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia.Também a temática diferia nos dois gêneros. A tragédia contava a história de deuses e heróis. A comédia falava de homens comuns.


Comédia Antiga: A comédia antiga foi introduzida 50 anos após a tragédia, sua principal finalidade era a de criticar a política. Foi muito combatida pelos governantes e ocorreu em um momento onde a democracia ateniense a favorecia. Baseava-se em uma mistura de fantasia, crítica, obscenidade, paródia e insulto social, pessoal e principalmente político.

A encenação da comédia antiga era dividida em duas partes, com um intervalo. Na primeira, prevalecia um duelo verbal entre o protagonista e o coro. No intervalo, o coro retirava as máscaras e falava diretamente com o público para definir uma conclusão para a primeira parte. A seguir, vinha a segunda parte da comédia. Seu objetivo era esclarecer os problemas que surgiram.

A comédia antiga, por fazer referência engraçadas aos mortos, satirizar personalidades vivas e até mesmo os deuses, teve sempre a sua existência muito ligada à democracia.Com a queda de Atenas, levou consigo a democracia e, conseqüentemente, pôs fim a comédia antiga.

Comédia Nova:  Após a capitulação de Atenas frente a Esparta, surgiu a comédia nova, que se iniciou no fim do século 4 a.C. e durou até o começo do século 3 a.C. Essa última fase da dramaturgia grega exerceu profunda influência nos autores romanos. Sua temática girava em torno de: problemas sentimentais de jovens casais, casamentos, intrigas, briga de vizinhos e de tipos e costumes que cercavam essas situações básicas.Seus personagens oscilavam entre pessoas do povo e nobres.
Características: vida privada, intimidade dos cidadãos, amor, prazeres da vida, intrigas sentimentais,...Neste momento não se encontra a presença do coro, que foi extinto.


29 comentários:

  1. tenho q fazer um trabalho sobre isto

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Melhor site do mundooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo(°,,,,,°) (^__^) (×___×)ever

    ResponderExcluir
  4. queria saber sobre o ideal do belo mais n achei aqui :/

    ResponderExcluir
  5. Fazer Trabalho Dessa Mizera Pro Professo de artes

    ResponderExcluir
  6. Eu Tenho Que ler e Explicar Para Professora E Toda A Sala Quem Ai Tem Vergonha De Falar para Td A Sala Comenta ai :)

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de história, mas sobre isso e alguns outros assuntos tenho o prazer de estudar, pois é importante para entender a história do teatro!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o conteúdo do blog, pois contribuiu para minha pequena pesquisa!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Tenho que fazer um trabalho sobre isto aff . A professora passou semana passada estou fazendo agora um dia antes da entrega e ja são 10:52 da noite agora que estou começando😂😂😂

    ResponderExcluir
  10. Me fala dois exemplos de peças de teatro ou novelas nesse estilo .

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Tenho que fazer um trabalho dessa merda de assunto pra o professor de arte (isso vai demorar muito vai demorar pra cara....)

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir